Poltrona de Madeira

Poltrona de Madeira

Poltrona de madeira

Poltrona é sinônimo de conforto.

Uma poltrona confortável permite ler, relaxar e até tirar uma soneca.

A poltrona que vamos mostrar a seguir é simples e fácil de ser feita.

Com um assento confortável e almofadas grandes o ambiente ficará aconchegante e familiar. Até mesmo em ambientes externos uma poltrona de madeira é tudo de bom.

Observe que as medidas nos desenhos abaixo estão em polegadas (1 polegada = 2,54 centímetros ou 25,4 milímetros). Use uma calculadora ou faça a conversão através do Google, digitando: "converter polegadas para centímetros", para usar a calculadora do Google.

Passo 1

Pés e descansos de braços

Parafuse os pés e os descansos de braços com parafusos e cola de madeira. Deixe uma sobra na parte de trás do descanso de braço, como mostrado abaixo.

Desenho dos braços

Passo 2

Trava traseira

Na sobra na parte de trás do descanso de braço, parafuse e cole uma trava de madeira. Essa trava servirá para ajustar a inclinação do encosto da poltrona (conforme ilustração abaixo).

Trava traseira

Passo 3

Estrutura do assento

Estrutura do assento

Passo 4

Fixação do assento e pés

Colocação do assento

Marque em todos os pés a altura em que você deseja parafusar a estrutura do assento. Em seguida, parafuse a estrutura do assento nas pernas, como mostrado acima.

Certifique-se que a estrutura do assento está parafusada numa altura confortável para as pernas. Se for usar espuma no assento considere também a altura da espuma.

Utilize três parafusos por perna.

Passo 5

Travas na frente e na traseira da estrutura

Utilizando parafusos e cola, parafusar as travas de madeira na frente e na traseira na estrutura do banco, como mostrado abaixo.

Travas na frente e atrás da estrutura

Passo 6

Travas nas laterais da estrutura

Parafuse travas de madeira na parte superior do assento, como mostrado abaixo. Isso irá travar consideravelmente o assento e os pés da poltrona.

Travas nas laterais

Passo 7

Parafuse as madeiras do assento nos suportes, deixando um espaço de 1 centímetro entre as madeiras, como mostrado abaixo.

Alinhe essas madeiras do assento com a frente da poltrona.

Montagem do assento

Passo 8

Encosto da poltrona

Construa o encosto da poltrona como mostrado abaixo. Observe que uma das madeiras é maior nas extremidades (detalhe em rosa). Essa madeira será parafusada na estrutura do assento. Então, certifique-se que o tamanho dessa madeira seja igual a medida interna do encosto onde ela será parafusada (detalhes na próxima imagem).

Montagem do encosto

Passo 9

Colocando o encosto da poltrona no lugar

Coloque o encosto atrás do assento, como mostrado abaixo. Parafuse a parte de baixo do encosto nas laterais do assento e parafuse a parte de cima do encosto na trava de madeira, como mostrado abaixo.

Colocação do encosto

Passo 10

Acabamento

Se desejar, preencha os pequenos buracos comuns em madeira com massa para madeira. Essa poltrona comporta um assento de espuma de aproximadamente 51 x 51 centímetros.

Projeto finalizado

Para proteger a madeira e manter os tons, veios e "defeitos" da madeira, você pode optar por usar um óleo mineral. O óleo mineral pode ser encontrado em qualquer lugar, até em farmácias. Ele tem rápida secagem, não tem cheiro e não deixa nenhum resquício de oleosidade na peça.

Desde que a madeira esteja crua (sem pintura anterior), o óleo (mineral) tem alto desempenho de proteção, deixando as peças praticamente impermeáveis, não alterando a cor da madeira. O óleo só não é indicado para áreas externas, pois não protege de intempéries. Em áreas externas utilize tinta ou verniz.

Créditos: Ana White

Páginas mais visitadas

Veja também