Sofá com Assento Dobrável

Sofá com Assento Dobrável

Sofá com assento dobrável - projeto pronto

O sofá é uma das peças mais importantes de uma sala.

Algumas pessoas escolhem o sofá pensando no conforto. Outras pensam na durabilidade. A beleza também é importante. Porém, tem horas que queremos aliar o conforto, a durabilidade e a beleza com a praticidade. É aí que entra esse projeto de sofá com área de armazenamento. Sob o assento é possível criar uma espécie de baú para guardar almofadas, mantas, brinquedos e o que mais vier a cabeça.

Com um bom projeto, um pouco de paciência e alguma técnica é possível construir um belo sofá. O melhor de tudo é poder construir o sofá do jeito que você quer. Ajuste as medidas. Utilize espuma e madeiras de boa qualidade. Escolha o tipo de revestimento: tecido comum, camurça, suede, sarja peletizada (com toque aveludado), brim, jeans, lona, etc.

É você quem decide como construir e o que utilizar nesse projeto.

As medidas aproximadas desse sofá, em centímetros, são: 183 cm de comprimento, 90 cm de largura e 76 cm de assento. O ideal é você medir o local onde você pretende colocar o sofá e a partir dessas medidas ajustar as medidas do sofá para um melhor aproveitamento de espaço e material.

Veja abaixo o passo a passo para a construir o sofá.

Observe que as medidas nos desenhos abaixo estão em polegadas (1 polegada = 2,54 centímetros ou 25,4 milímetros). Use uma calculadora ou o faça conversão através do Google, digitando: "converter polegadas para centímetros", para usar a calculadora do Google.

Passo 1

Sofá com assento dobrável - detalhamento do encosto

Faça o encosto do sofá, como mostrado acima.

Uma boa ideia é comprar uma folha de compensado de 18 milímetros ou tábuas de Pinus e cortar as madeiras conforme o seu projeto.

Lembre-se: use parafusos e cola. Observe também o esquadro das peças (para não ficar tortinho).

Passo 2

Sofá com assento dobrável - colocação de madeira de apoio no encosto

Coloque uma madeira compensada no encosto do sofá com parafusos e cola, como mostrado acima.

Aqui a sugestão, como essa peça será revestida, é usar uma madeira mais fina. Um compensado com uns 10 milímetros já é suficiente (e mais barato).

Passo 3

Sofá com assento dobrável - revestimento da madeira do encosto

Agora é hora de revestir o encosto do sofá.

Você pode optar por usar um tecido grosso como base para a espuma de revestimento. O tecido pode ser aquele utilizado na fabricação de panos de limpeza e até um bom é velhinho cobertor já servem.

Em seguida, use um spray adesivo ou cola para colar a espuma ou tecido, como mostrado acima. Siga as instruções do spray adesivo ou cola para melhor aderência. Se preferir, grampeie o tecido, mas não deixe folgas.

Passo 4

Sofá com assento dobrável - detalhes do revestimento da madeira do encosto

Para um melhor conforto, revista também as laterais do encosto do sofá, como mostrado acima.

Passo 5

Sofá com assento dobrável - início da construção do assento dobrável

Caixa de armazenamento

Construa a "caixa de armazenamento", como mostrado acima.

Em seguida, coloque uma madeira compensada no fundo (de novo, use uma madeira mais fina para economizar). Revista com espuma a frente e os lados. Não coloque espuma na parte de trás e nas bordas dessa caixa (as imagens mais abaixo mostram os detalhes).

Passo 6

Sofá com assento dobrável - detalhes do fechamento do assento dobrável

Tampa da caixa de armazenamento

Corte uma madeira na exata medida da caixa de armazenamento. Essa madeira servirá de tampo e assento para o sofá. Por servir de assento do sofá, a sugestão aqui é usar um compensado com uns 18 milímetros de espessura.

Cole uma espuma na parte de cima dessa madeira. Essa espuma também servirá de assento para o sofá, conforme mostrado acima. Recomenda-se usar uma espuma de densidade D-33 no assento de sofá. Espuma com densidade D-33 atente pessoas que pesam até 100 quilos e 1,80 metros de altura.

Passo 7

Sofá com assento dobrável - encosto e assento dobrável montados

Chegou a hora de revestir o sofá.

Para mais conforto, lembre-se de colar espumas na frente e nas laterias do assento do sofá antes do revestimento.

Utilize um tecido de sua preferência e com boa resistência.

Lembre-se de cortar o tecido com sobras (para fazer dobras, costuras, etc) e depois grampeie o tecido nas laterais e lados e frente do sofá.

Caso você opte por fazer o revestimento do assento do sofá em uma máquina de costura veja esse vídeo sobre como "reformar um sofá" no site da Wikihow.

Passo 8

Sofá com assento dobrável - início da construção dos pés do sofá

Pés ou base do sofá

Construa os pés e a base do sofá utilizando a técnica acima demonstrada.

Passo 9

Sofá com assento dobrável - detalhes do sofá com os pés

Montagem

A montagem é relativamente fácil.

Vire a caixa de armazenamento e parafuse os pés na base do sofá.

Volte o sofá para a posição normal e parafuse a caixa de armazenamento no encosto. Coloque as dobradiças e parafuse o tampo do assento.

Pronto.

Sofá com assento dobrável - encosto e assento dobrável montados

Créditos: Ana White e Wikihow

Páginas mais visitadas

Veja também